COMPARTILHE ESTA DICA

Entenda as fases da criação do gado

O gado de corte possui três fases de criação, que devem ser bem desenvolvidas para que se tenha o retorno esperado: criação, recria e engorda.

 

Criação

Nessa etapa o criador deve se concentrar em questões relativas à reprodução, pois é essencial que os animais tenham saúde desde o ventre da mãe até o momento de se reproduzir. Esse cuidado demanda a presença de médicos veterinários na propriedade e investigação intensa de todo e qualquer problema que possa se manifestar.
A reprodução deve acontecer com os melhores touros e vacas, que devem estar em sua melhor forma e em idade adequada. Há diversos métodos que podem ser empregados na criação de gado para que haja melhor aproveitamento desses animais, com destaque para aprimoramento genético.

 

Recria

Essa fase tem início a partir do desmame do bezerro e tem grande relevância por ser essencial para que o animal cresça com saúde e se desenvolva adequadamente. A alimentação deve ser um dos cuidados principais do criador.

 

Engorda

Momento em que o gado recebe alimentação direcionada para o ganho de peso, resultando assim em mais carne e qualidade para o consumidor. A alimentação nessa fase deve ser uma combinação de rações especiais e pasto. Não é consumindo qualquer alimento que seu gado deve engordar.